APRESENTAÇÃO

Durante toda a nossa existência, aprendemos que o livro é um veículo de difusão do conhecimento cultural em todos os seus segmentos e, em razão disso, estamos promovendo a criação deste consórcio com o objetivo de facilitar a sua publicação pelos nossos associados. Por outro lado, queremos muito agradecer aos participantes desta terceira edição do Consórcio Literário do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, pela compreensão em pressupor que os créditos depositados em nosso empreendimento editorial valorizarão as referidas publicações no seio de nossa comunidade. Nota-se que a presente empreitada tem como objetivo principal a divulgação das nossas tradições e dos nossos costumes, com resgate perene da nossa história. Este é o quarto volume da coleção: Versos para Olímpia de Wanderlino Arruda.

José Francisco Lima de Ornelas
Presidente do IHGMC




 

 


SUMÁRIO

Prefácio - 9
A partida para o mundo maior - 15
Morena-flor - 21
A brisa me traz perfume - 22
A hora é nossa - 23
Tempo esplendente de amor - 24
A poesia dos teus olhos - 24
Adoro tua beleza - 25
Agradável dom de viver - 26
Alegria - 27
Amar sempre - 28
Amor-encantamento - 30
Amor-sonho, puro-amor - 30
Teus olhos, dádiva de amor - 31
Bonito significado de amor - 32
Bons dias bem vividos - 33
Bom sonhar sonhos lindos - 34
Brisa e perfume - 35
Busca de beleza - 37
Busca sem fim - 38
Cantares de amor - 39
Causa de amor - 40
Cor de amor - 41
Encanto de encantos - 42
Numa curva do amanhecer - 43
Espiritual soprar de brisas - 44
Eternidade de ti - 45
Explode a esperança - 46
Fico contente contigo - 47
Feliz no hoje e no sempre - 48
Infinita infinitude - 49
Horizontes de lúcidas memórias - 50
Mágica beleza - 51
Musa e mulher - 52
Neblina com perfume de amor - 53
Em devaneios de mil quimeras - 54
O amar é amor, o amor é viver - 55
O horizonte deixa saudades - 56
O teu olhar - 58
No teu viver - 59
Sonhos despertam a esperança - 59
Olhar-magia - 60
Olhos de encanto e sedução - 62
Para nós dois - 63
Pimpa - 64
Planície de séculos - 65
Saudade é fruir lonjuras - 66
Seja feliz - 66
O sereno em tempo futuro - 67
Sinestesia-amor - 68
Sonho encantatório - 69
Sonho terno e eterno - 70
Sonhos de sonhos - 70
Sorrisos - 71
Ternura e vibração - 72
Tua beleza é flor e fruto - 73
Teu encanto - 74
Teu olhar - 75
Teus lindos olhos - 76
Teus olhos - 77
Teus olhos cativam minh'alma - 78
Um encanto existe - 79
Um encanto que me seduz - 80
Um grande amor - 81
Vibração de encanto - 82
Vida em plenitude - 83
Viver num paraíso - 84
Fico contente comigo - 84
Você, minha querida - 86
Posfácio - 87
Sobre o autor - 91


PREFÁCIO

Amar,
Amar muito,
Amar todas as horas,
amar sempre,
sempre amar a vida,
te amar,
meu amor,
porque amar é viver.

Wanderlino Arruda


Imbuída da delicada tarefa de prefaciar o livro Versos para Olímpia, de Wanderlino Arruda, optei pelo caminho de me pronunciar como leitora, sem contaminar a escrita do poeta com a visão técnica e neutra, posto que o livro me colocou face a face com versos e puro amor.

Sigo, ainda, uma trajetória que adoto ao escrever sobre um livro – deixo que a escrita se sobreponha ao autor. Como declara o poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz: “Os poetas não têm biografia; sua obra é sua biografia”. Ademais, quem não conhece Wanderlino Arruda? Seu espírito ativo, inquieto, inteligente e eclético o precede. No entanto, para quem ainda não o conhece – e porque o caminho dos livros é trilhar espaços longínquos – dou-lhes pequena amostra. Wanderlino Arruda é escritor, palestrante de muitos temas, advogado, político, professor, sonhador de muitas causas, fundador de quase todas as instituições ligadas à arte e à cultura da cidade de Montes Claros, onde se radicou. Nasceu em 3 de setembro de 1934, em São João do Paraíso, em Minas Gerais. Estava, pois, vaticinado a ser grande, pois leva, de berço, a condição e o nome de ter nascido sob as bênçãos de São João e, ainda, do Paraíso. Sorte da cidade de Montes Claros, que acolheu seu espírito evoluído e sua mente brilhante. Nós, montes- -clarenses o adotamos como filho, o que muito nos alegra e honra. Querem conhecê-lo mais? Pois leiam seus livros: Tempos de Montes Claros (Prosa e Poesia -1978), Jornal de Domingo (Crônicas-1982), O Dia em que Chiquinho Sumiu (Crônicas- 1987), Emoções (Poesia-2004), Feelings (Poesia-2004), Emociones (Poesia-2005), Short Stories (Crônicas- 2005), Construtores de Montes Claros (Crônicas, 2011), Prefácios e Comentários (Prosa-2014), Elogio das Letras (Prosa-2015), em parceria com o escritor Dário Teixeira Cotrim, Efemérides da Academia Montes-clarense de Letras - 50 anos. (2016), Vivências (2018), Rotary Club de Montes Claros-Norte - 50 anos (2019), História e Didática d'O Livrodos Espíritos (2019), Montes-claridades (2020), Vivendo e Aprendendo (2021), Salmos Revividos (2023), Poesia Multicores (2023). Essa é a forma como apresento esse escritor.

Assim, leitora e conhecedora de sua literatura, entro com respeito e alegria nesse lugar sagrado dedicado aos poetas e ao amor. Alegria maior, porque a musa, aquela para quem são dedicados os versos e o livro, foi minha conhecida e, por um tempo, alegre colega de aulas de hidroginástica. Olímpia irradiava alegria, humor e simpatia. Iluminava o ambiente aonde chegava, com seu riso fácil e seus belos olhos verdes. Aliás os olhos da mulher amada são temas frequentes deste livro.

Há, portanto, alguns caminhos para se ler o livro Versos para Olímpia, mas eu escolhi ser guiada pela mão do poeta Wanderlino Arruda, que, no livro, privilegia o amor e o faz com leveza. O amor é o tema mais constante da literatura, pois é o sentimento mais humano, mais difícil e mais sublime. O “amor” tem sido uma das questões fundamentais para o pensamento ocidental, desde suas origens clássicas. Essa questão já aparece na própria etimologia do termo filosofia, que pode ser traduzido do grego antigo como “amor ao conhecimento”. Além disso, a noção de amor elaborada por Platão (427 – 347 a.C) tem sido constitutiva da forma como tal sentimento é compreendido, desde sempre. O amor pode ser ligado à amizade e ao desejo sexual; pode ser virtuoso, quando inspirado pela busca do bem e do belo. Para os gregos, era a mediação entre o mundo humano e o mundo dos deuses. Não vou, portanto, entrar na inesgotável seara das conceituações, sejam elas filosóficas, sociais ou biológicas. Sigo, além disso, uma cartilha própria: amor não se define; sente-se e vive-se.

Neste livro, Wanderlino Arruda escreve com leveza. Movido pela saudade e lembranças de sua Olímpia, com quem conviveu 72 anos - oito de namoro, 64 de casamento - e com quem teve sete filhos. Eis o amor em sua face verdadeira: amor vivido, frutificado e exaltado. Olímpia, que passa de mulher a musa, é cantada de muitas formas, em versos que deixam transparecer o desejo erótico, a admiração, a saudade, o espírito do namorado apaixonado. Por isso, o livro tocou-me vivamente.

Neste belo conjunto de versos, ora ternos, ora melancólicos, ora de exaltação, o leitor é levado a conhecer esse Wanderlino romântico e apaixonado, que escreve sobre o amor com leveza. Quer transmitir o belo a todos, assim como o amor por Olímpia se manifesta, como lemos nos versos:

Minha doce namorada,
que tem sido o meu amor
em cada minuto do tempo.
Morena linda de olhos verdes,
mulher e musa, musa e mulher,
sempre menina-moça,
de treze anos em flor.

Há também um eu lírico que se angustia e se manifesta no livro, indagando os mistérios da vida:

Ando querendo aprender,
ando procurando saber
o que é mais bonito na vida.
E nessa busca tão longa,
descobri alguma coisa:
o sorriso das crianças,
o canto dos passarinhos,
o vento em forma de brisa,
movimentos de nuvens,

E aquele que não desiste de buscar, característica do autor em desassossego e do poeta, que se manifesta, por meio da simplicidade adquirida com o tempo – coisa de gente sábia:

Busca de Beleza
Doce é ver enchente,
sentir neblina,
Chupar manga rosa,
comer pêssego maduro,
e... sonhar acordado.

Ou na síntese do doce aprendizado da maturidade:

É no silêncio do silêncio
que, de mansinho,
chega a saudade,
dor suave e gostosa
do muito sentir de longe.

Assim, de mansinho, embalada por versos delicados, vou pontuando esse prefácio que mais não pode dizer, sob pena de privar o leitor do gozo de ler.

Esses Versos para Olímpia, tocaram-me fundamente a alma. E devem, para benefício da humanidade, restaurar nossa crença no amor entre um homem e uma mulher.

Ivana Ferrante Rebello
Presidente da Academia Montes-clarense
de Letras, biênio 2022-2023.


A PARTIDA PARA
O MUNDO MAIOR
EM 25/11/2021

Um breve “até logo”, minha querida e amada Olímpia. Um marcante momento de despedida, depois de mais de 72 anos de convivência, início de quando ela ainda não tinha treze anos e eu ainda não tinha quinze. Só de vizinhança de travesseiros, como ela costumava dizer, são mais de 64 anos. Não sou capaz de dizer de mais Amor ou mais Amizade. O mais firme e positivo encontro e reencontro e compromisso do ser e do viver. Eu sempre trabalhando muito, estudando muito, tentando realizar muito. Ela só alegria, sorrisos mais do que sempre, existindo para criar bem os nossos filhos e dar carinhos aos netos, agora, em final, também aos bisnetos. Olímpia, a linda morena de olhos verdes, o bom senso em tudo. O mais sensato sentimento da razão de existir, sempre na vontade de Deus. Cada dia é para ser vivido, sentido, preenchido. Amizade incondicional.

Queria que todos sorrissem, vivessem com alegria. Jamais se considerou melhor do que qualquer outra pessoa, mesmo as mais humildes ou mais modestas.

Tinha muita noção de hierarquia, mas não considerava ninguém melhor do que o outro. O que contava era forma de ser e de agir de cada um. Valia sempre o bom trato, a finura de tratamento, a capacidade de trabalho. Cargos para ela era só encargos. Valia a atuação.

Amizade com todas as pessoas, em casa, no trânsito, em todos os lugares, principalmente nas viagens, mesmo nas internacionais. Viajando do Canadá para os Estados Unidos, ela sentou-se ao lado de uma senhora italiana, entenderam-se tanto, mesmo não falando uma a língua da outra, a italiana ficou tão amiga de Olímpia, que quando veio ao Brasil, passou um dia aqui conosco em Montes Claros, um momento de intensa alegria.

Grande capacidade física e espiritual para enfrentar situação difíceis. Sempre com fé. Grande poder de adaptação, fosse em família, com as amigas, em reuniões institucionais, no exterior. Foi assim em Portugal, na França, na Itália, no Uruguay, na Argentina, no Paraguai, na Bolívia, no Panamá, no Canadá, principalmente nos Estados Unidos, que conheceu praticamente de ponta a ponta. Centenas de reuniões, sempre a mesma Olímpia, segurança e simplicidade. Lembro bem da nossa participação de um Congresso do Rotary International/Nações Unidas, em Buenos Aires, ela viveu e conviveu com grande alegria, com absoluta simplicidade e firmeza. No mais famoso teatro da América do Sul, o Colon, quando chamei a sua atenção sobre a importância de estarmos ali, ela somente brincou: ”E daí?

Foi uma grande conselheira, falando tão diretamente ao coração das pessoas que a procuravam, que ela mesma ficava admirada de como surgiram tantas palavras de valor. Jamais contou vantagens, em qualquer época da vida. Para tudo, sempre houve uma razão de ser. A vida sempre uma missão divina, uma obrigação a ser cumprida.

Sempre encantada com a beleza das crianças, a inteligência delas, a espontaneidade. Quase todos os dias eu mostrava para ela, no computador, a beleza infantil, e ela adorava cada foto, conversava com elas, em tom de carinho, como se fossem reais. Todo encantamento com a beleza. O que mais me encantava em Olímpia era a gratidão que ela tinha pela vida. Uma fé em Deus, com toda a harmonia do ser e do viver!

Que as nossas lembranças, minhas como eterno companheiro, de todos os amigos e admiradores, seja a da alegria, do contentamento de ser como era e queria ser, uma pessoa do bem e do amor! Por tudo isso e por muito mais, os meus mais profundos agradecimentos ao Pai Celestial por essa maravilhosa temporada de vida ao lado de Olímpia. Muitas as esperanças de novas oportunidades e novas chances de aprender mais.

No momento em que Wladênia julgou necessário levá-la para a Santa Casa, ela, ainda deitada, olhou-me com firmeza, e eu a vi, com seus olhos verdes, com a beleza máxima, como eu nunca havia visto nos 72 anos de convívio. Era a hora da despedida, do meu sentir e viver o mais eterno e verdadeiro amor. Uma luz mais do que mágica!

Meu bom Deus, receba Olimpia com toda a claridade e a força da tua Luz e do teu infinito Amor. Sabemos, Senhor, Tu e eu que ela muito merece!


MORENA-FLOR

Linda morena,
que encanto
é você!

Alegre,
felina,
dengosa,
você é mais,
muito mais
que uma rosa
num belo jardim.

Você é luz
Que traduz
Felicidade pra mim

Oh! que beleza,
que encanto
é você!

A BRISA ME TRAZ PERFUME

A brisa que passa
e envolve teu rosto,
a brisa que voa
e sorri em teus cabelos
é brisa de muito amor.
Ajuda a iluminar tua beleza,
Mais do que tudo.
Adoro o encanto da brisa
porque faz parte da vida,
é muito da minha alegria.
A brisa que passa
e que te faz carinhos
me dá lindo sentimento de amor,
me dá contentamento
de participar da Natureza.
Porque a brisa te faz mais linda,
dela não tenho ciúmes.
Porque a brisa me traz perfume,
Dela me aproximo,
Aproximando-me de ti.
Realidade do ser feliz,
ajuda-me a viver
ajuda-me a te sentir,
minha querida.

A HORA É NOSSA

Sorrisos e perfume-amor,
tudo é melodia doce, viver-felicidade.
Hoje e sempre,
o encanto dos beijos.
o calor nos abraços,
cheiro gostosíssimo de mulher linda.

Vibrando felicidade,
te aperto o corpo,
te vejo e sinto,
em sedutor abraço.
És carinho e luz,
alegria e paz,
encanto sempre,
doçura-mel.

Que calor gostoso teu corpo faz
e como é bom o sentir-te amada!
Colorida nobreza tens,
justo e merecido é o teu querer.
A hora é tua,
a hora é minha,
a hora é nossa.

TEMPO ESPLENDENTE DE AMOR...

Acariciando teu rosto,
de pertinho te olhando,
degusto e cheiro,
escuto um tilintar de cores,
no sempre te sentir menina.
Vibro e vivo,
É maravilhoso viver de amor!

A POESIA DOS TEUS OLHOS

A poesia dos teus olhos
é a poesia mais linda
... e mais colorida.
Tem métrica, tem rima,
tem a sonoridade da música
mais suave da vida.

Teus olhos encantam
e vibram como início de sonho.
Teus olhos dizem doçura,
um mel mais doce,
... e mais perfumado.

A poesia que brilha em teus olhos
tem luzes intensas,
é alegria espargindo sorrisos,
...coloridamente felizes.
Teus olhos encantam,
teus olhos seduzem,
teus olhos fascinam.
São dádivas do Amor!

ADORO TUA BELEZA

Adoro a tua beleza,
a luz da tua simpatia,
o amor gostoso que há nos teus olhos,
um brilho, uma bênção de felicidade
que tua alma não deixa esconder,
que te faz tão linda!

Como é bom amar a vida
do jeito que te vejo amar.

Bom seria que estivéssemos
sempre juntos,
bem juntinhos para vermos o sol e a lua, para sentir as estrelas todas
e contá-las no tempo e no infinito,
com infinita ternura.

Bom seria ter sempre e sempre
a sensação de tua presença,
do teu calor,
da tua pele morena,
da tua alegria,
do teu viver!

AGRADÁVEL DOM DE VIVER

Tua alegria incontida
é serena, linda, livre,
constantemente assim
do ontem ao amanhã.

Nossa felicidade tem cor,
é luz de múltiplos matizes.

Pode durar segundos
ou infindáveis séculos,
mas é felicidade
com um bom sentido de amar.

Amando o nosso amor,
nosso encantamento encanta,
a vida alcança plenitude.

Nosso estar-juntos acorda
e respira multidão de cores
com vislumbre de eternidade:
dois ou mil momentos.
Agradável dom de viver!

ALEGRIA

Está em todo canto, em toda parte,
no meio das cores, no meio dos sons,
pode estar nos montes, nas planícies,
em jardins, nas ruas, nas praças,
em escolas, nos escritórios,
nas lojas, em antessalas.
Existe alegria no ritmo, no movimento,
Ao acender das luzes e até no pisca-piscar.
Sente-se alegria no balanço do mar
E no andar da moça bonita.
sente-se a alegria dos passarinhos,
em voos e cantos,
e no vento que passa.
Na inocência das crianças sente-se alegria
na malícia dos jovens sente-se alegria,
e na sabedoria dos velhos.
Alegria das plantas durante
e depois da chuva,
alegria dos montes no despontar do sol, alegria da mãe diante da graça do filho, alegria divina diante da beleza do amor, alegria de todos diante da própria alegria.

AMAR SEMPRE

Amar,
Amar muito,
Amar todas as horas,
amar sempre, sempre
amar a vida,
te amar, meu amor,
porque amar é viver.
Gostando de ti,
gosto do vida,
vivo de amar.
De tudo que acontece,
no meio dos sofrimentos,
no meio das alegrias,
no meio das esperanças,
adoro o teu amor,
adoro o teu sorriso,
o brilho da tua alegria,
a cor verde dos teus olhos,
te adoro, morena.
Entre a terra e o céu,
gosto das flores,
da brisa, da luz,
das muitas crianças,
gosto do próprio amor.
Mas, acima de tudo,
de mais do que tudo,
é de ti, minha querida,
o meu viver,
O meu amar!

AMOR-ENCANTAMENTO

Um encanto existe,
estado d’alma de doce enlevo,
um quê de alegria verdadeira,
algo que diz do bom-viver,
visão de eterna busca:
pequenas coisas, simplicidade,
procura ansiosa e constante.

Sinto, entendo, sinto
que o grande presente da vida,
é dádiva de multisséculos,
em gerações sem fim.
O ser feliz é estar amando
e ser amado,
de tempo em tempo,
ou em todo o tempo,
não só do agora.

AMOR-SONHO, PURO-AMOR

A floresta-água desenha planícies,
e redesenha horizontes

para sonhos mais que tranquilos
deslumbramento-vida.
O sereno vive em tempo-futuro,
enternecimento-ouro.

Ondas puras, oceano verde,
líquidas montanhas, céus,
luminosas linhas, mil matizes...
A claridade é muita:
o amor é eternidade,
amor puro, amor-sonho:
puro amor!

TEUS OLHOS, DÁDIVA DE AMOR

A poesia dos teus olhos
é a poesia mais linda...
e mais colorida.
Tem métrica, tem rima,
tem a sonoridade da música
mais suave da vida.
Teus olhos encantam e vibram
como início de sonho.
Teus olhos dizem doçura,
um mel mais do que doce,...
e mais perfumado.
A poesia que brilha em teus olhos
tem luzes intensas,
é alegria espargindo sorrisos,...
coloridamente felizes.
Teus olhos encantam,
teus olhos seduzem,
teus olhos fascinam.
São dádivas do Amor!

BONITO SIGNIFICADO DE AMOR

O encanto de teus olhos
mostra cores de intensa luz
e brilho de sétimo céu.

O encanto de teus olhos
é multidão em mil momentos,
majestade clara, espelhar divino.

O encanto de teus olhos
é viagem-mito, luzir fascínio,
início e meio por rincões de sonhos.

O encanto de teus olhos
é charme e bom parecer,
bonito significado de amor!

BONS DIAS BEM VIVIDOS

Doce lembrança,
saudades,
adoráveis sentimentos,
claros montes,
luz, muita luz,
intensa luz.

Meio-dia, limite,
alegria muita.
Na distância, um logo além,
no depois, um antes:
auroras, felicidade.
Tardes de intensa alegria,
noites-verão, dias-inverno,
Ingênuas manhãs,
ingênuas,
bem ingênuas,
mais que a madrugada,
de sonhos nos sonhos,
deleite.

Simbiose, crepúsculos,
tons vermelhos,
rosa-amarelo, ouro no azul,
lilases e sombras
douradas maravilhas...
prata.

Antes do depois, ainda,
fios de claridade,
fontes, conforto-luz,
pura alegria,
sorrisos,
bons dias bem vividos!

BOM SONHAR SONHOS LINDOS

Como é bom sonhar sonhos lindos,
nas horas de boas lembranças,
no tempo de ser feliz,
em momentos de alegria,
quando nem mesmo a saudade
pode indicar separação!
Como é bom te ver,
como é bom te amar e sentir
que a distância não existe!

Bom é o amor
que nos faz tão próximos,
que nos faz tão juntos,
e te faz tão minha!
Como é grato o amor
que põe minha vida na tua
em dimensão de encanto!
Boa é a ternura,
a sensação de carinho
de dois seres vivamente enamorados!

Para um grande amor,
não há fronteiras,
não há limites
no ontem, no hoje, no agora
ou em toda a eternidade!

BRISA E PERFUME

A brisa que passa
e envolve teu rosto,
a brisa que voa
e sorri em teus cabelos
é brisa de muito amor.

Ajuda a iluminar tua beleza,
Mais do que tudo.
Adoro o encanto da brisa
porque faz parte da vida,
é muito da minha alegria.

A brisa que passa
e que te faz carinhos
me dá lindo sentimento de amor,
me dá contentamento
de participar da Natureza.

Porque a brisa te faz mais linda,
dela não tenho ciúmes.
Porque a brisa me traz perfume,
Dela me aproximo,
Aproximando-me de ti.
Realidade do ser feliz,
ajuda-me a viver
ajuda-me a te sentir, minha querida.

BUSCA DE BELEZA

Ando querendo aprender,
ando procurando saber
o que é mais bonito na vida.
E nessa busca tão longa,
descobri alguma coisa:
o sorriso das crianças,
o canto dos passarinhos,
o vento em forma de brisa,
movimentos de nuvens,
claridade do céu após a chuva,
murmúrio de águas que passam,
música ao longe,
saudade dos quinze anos,
beijos da mulher amada.
Descobri mais ainda:
A sinfonia de um amanhecer,
a tristeza da boquinha da noite,
o dia de Natal,
o primeiro velocípede,
primeira bicicleta,
primeira árvore que a gente planta,
viagem de férias para bem longe,
tradução sem dicionário,
o quadro na exposição.
Doce é ver enchente,
sentir neblina,
Chupar manga rosa,
comer pêssego maduro,
e... sonhar acordado.

BUSCA SEM FIM

Começando pelo detalhe
ou visualizando infinitos,
sempre existirá uma busca,
com passos por novos caminhos,
em sonhos do ser feliz.

Buscar é plantar sementes,
passear momentos de chuva,
viver neblinas do amor.

Buscar é intensificar sorrisos,
dar e restituir abraços,
ser e estar em manhãs coloridas.

A cada dia um novo dia,
encanto dos beijos de amor,
busca em veredas de sonhos.

Hoje e amanhã,
Hoje e mais do que sempre
a vida será uma busca sem fim.

CANTARES DE AMOR

Explodindo meu amor,
se não o sabes,
oh! mais formosa das mulheres,
oh! mais linda e minha:
é entre o translúcido
do mais puro mel,
que apascentas os cabritos,
até os limites da tenda
deste teu alegre pastor.

Ás poldras do carro do Faraó,
às graciosas sílfides do amor,
te comparo, te vejo
e sinto, oh! querida minha,
oh! encanto de mulher-menina.

Fogosas são tuas faces,
sonoro teu jeito de ser
harmonia muita, formosura sim!

Entre os colares de teus seios,
te farei enfeites de ouro,
te cobrirei de diamantes.
Tudo incrustado em sonhos.
Tudo!

CAUSA DE AMOR

Ao teu lado,
bem pertinho de ti,
sinto feliz alegria,
aura de muito amar
envolvente e carinhoso,
doce como sonho
em meio da madrugada.

És beleza, brilho e luz.
Tez morena,
olhos de esmeralda:
um encanto.
Tua presença linda
desperta em mim
gostosa vida,
evidente causa de amor!

COR DE AMOR

Espaço azul início,
música de infinito, música
em alma luz de existência plena.

O horizonte é poesia
de alegria mais,
corpo ternura
brava e longilínea
de um relógio tempo:
horas passadas e não medidas.

Viva vivência, vibração de vida
intensamente pouca,
intensamente muita,
nuances de calor sentir.

O esmeralda-índigo,
pêssego-pelúcia
em chuva-manhã de anil.

É o aqui, o ali-fronteira
de lucidez magia,
carinho-amor, carinho.

Viagem-sonho
de minutos luz.
brilho-voo relâmpago
voraz e quente,
vibração que ferve
em majestade ainda.

Cor sobre cor,
cor dentro da cor,
tez e tom,
imagens-ilusão
mais do que real.

Quem sabe o tempo
Quem conta o agora?
Hoje é amplitude
mais do que o ontem,
menos que o amanhã.
Explode a esperança!

ENCANTO DE ENCANTOS

Linda menina,
de toda beleza,
encanto de encantos.
Agora e sempre
suave carinho.

sorriso constante,
doce dulcíssimo.
Glória de luz
que sempre traduz
o despertar do amor!

NUMA CURVA DO AMANHECER

Sonho, sonho,
doce sonho,
carinho-amor,
sonho-carinho,
tudo em majestade luz.

Cor sobre cor,
Cor dentro da cor,
tez e tom,

imagens de uma ilusão
mais do que real,
numa curva do amanhecer.

Sonha comigo, menina linda,
como momentos de bom viver:
no meu amor,
em nosso amor,
ontem, hoje, depois de amanhã,
ainda e sempre!

ESPIRITUAL SOPRAR DE BRISAS

Sonho de muito querer,
vibração viva, visível sentir feliz…
Tudo um intenso relembrar.

Perceptíveis são as lembranças:
sempre sensíveis e doces,
mais do que lindas,
mais do que gostosas...
Um brilho de Primavera.

Muito de ler,
muito de ouvir,
múltiplas visões de amor.
Tudo é translúcido,

Tudo é límpido,
quase real,
quase...

A imaginação tem muitas cores,
num espiritual soprar de brisas.
Delícia!

ETERNIDADE DE TI

Em voos e sonhos,
teu charme desfila manhãs,
tua beleza desenha mil cores,
algo de vento de mar,
ou de montanhas poéticas.

Tua vida me traz perfumes
com o mais lindo entusiasmo.
Tua inteligência me ilumina,
em desfiles de pura poesia.

Por onde passas,
por onde respiras,
por onde vives,
o horizonte me deixa saudades,
tudo em tempo com doces lembranças.

Eternidade de tempo,
eternidade de ti.

EXPLODE A ESPERANÇA

Hoje, no meu destino,
vive um caminho lúdico
de viagem-sonho,
em minutos-luz.
No céu de Primavera
há um intenso brilho
de voo relâmpago,
voraz e quente.

É vibração que ferve,
intensamente linda.
Quem sabe o tempo?
Quem conta o agora?
O momento é assim:
mais do que o ontem,
menos que amanhã.
Em claro de alvorecer,
explode a esperança!

FICO CONTENTE CONTIGO

Se eu pudesse
voltar as horas
da longa vida,
viver de novo,
eu as viveria.
E bem contente,
assim feliz
de teu carinho
e amor-ternura.
no bom destino.
Aprendi
esses anos todos
do muito tempo
das muitas coisas
que não sabia.
As horas vêm
de ensinamentos
e melhor saber
para nós dois.
Sonha comigo,
morena linda,
um bom viver
o meu amor,
o nosso amor.
Ontem, hoje,
ainda sempre!

FELIZ NO HOJE E NO SEMPRE

A brisa que te ilumina,
que te faz carinhos,
e que te faz tão linda,
me traz sentimentos de amor,
me dá muito entusiasmo,
me dá a maior alegria,
pois participo da Natureza.

Porque a brisa te traz encantos,
dela não tenho ciúmes.
Porque a brisa te traz perfume,
dela me aproximo,
e aproximo-me de ti.

Realidade de ser feliz,
ajuda-me a viver,
ajuda-me a te sentir,
no hoje e no sempre!

INFINITA INFINITUDE

Céu em cor de infinito,
tempo futuro,
liame-ouro em tons de prata,
belo horizonte
de hálito-vida e sobrevida,
no imortal de sempre.
Infinitude é felicidade plena,
de invisíveis segundos
e minuto-encanto.
Infinitude é doce-mel,
séculos de multi-séculos,
na emoção do amor.
Na infinitude, o hoje é mais.
Ontem e amanhã mandam sorrisos
e silenciam lembranças,
além do ser
e do não-ser.
Infinitude sim,
infinitude assim,
é gesto muito,
carinho prisma
de sentimento-luz,
na tecelagem-sonho
da mãe-criança.
Infinitude,
início e fim,
eterno bem
!

HORIZONTES DE LÚCIDAS MEMÓRIAS

Deus ordenha o cinza e o branco
em hálito de luminescências,
porque o brilho é claro e virgem.
As sombras vivem de ausências
e o desenho do vento é livre.

Deus pinta vermelhos, beges, amarelos,
muito de índigo e de púrpura,
verde-esmeralda, verde-turquesa.
Ele faz verões com cores de primaveras
e de doces e lindos outonos:
tudo azul-azul de esperança.

Há miríades de crepúsculos
e amanheceres sem nuvens,
com florestas desconhecidas.

Cores alimentam a infinitude
e a imortalidade vive no sempre
e nas muitas alturas de luz.

Declaro-me apaixonado de amor,
porque na vida tudo cintila:
há visível alegria, várias são as vibrações,
há horizontes de lúcidas memórias!

ÁGICA BELEZA

Em mil sonhos
teus olhos e teu olhar
marcarão presenças
com um intensamente sim
em dádivas de muita luz.

Mil e um sonhos,
e coloridas luminescências
iluminarão dádivas do ser
e do não-ser.

És doce encanto.
És mais, és tudo!

Aqui a beleza é mágica,
transparências de amor.
Eterno hoje,
eternamente sempre!

MUSA E MULHER

Amor de ontem, amor de hoje,
adorada presença de vida
és mulher e musa, musa e mulher,
doce sonhar.

Poesia de muitos matizes,
tempo sem conta,
és ouro e brilho, juventude muita,
colorida no encanto de infinita música,
Uni-verso, vida vivida.

Eternamente linda,
enamorada sempre,
És lúdica e mágica,
suave e doce,
enlevo de infinita alegria.

Deusa-luz, cor de oceano,
tens fascínio de brisa-sul.
Sempre menina - sempre! -
no sorriso de esmeralda
ou nos sonhos de Primavera.

Linda morena linda,
és orvalho e encanto, glória e deleite.
Na doçura do ser e do não-ser,
não haverá maior tesouro
ou mais deliciosa sedução!

NEBLINA COM PERFUME DE AMOR

Em cintilantes majestades,
tua beleza desfila manhãs,
todas as manhãs,
seja primavera ou verão,
seja outono, seja inverno.

És sedução, magia,
linda e mágica sedução.
Em tua presença,
tempo é não-tempo,.

Contigo, as horas passam ligeiras,
são lúcidas e lúdicas,
sempre iluminadas.

És brisa em vento de mar,
esmeralda em manhã de chuva,
neblina com perfume de amor!

EM DEVANEIOS DE MIL QUIMERAS

Em devaneios de mil quimeras,
depois da neblina de ondas,
e com aquela camisa azul,
quero navegar de barco
no meio de nossos sonhos.

Vou assoviar transcendências,
habitar teus pensamentos,
e cheirar muitas festas de São João.

Será o avesso do avesso,
resgate de episódios sinceros,
viva essência de lembranças,
tu e eu em efeitos de acalanto
.

Mais do que isso, muito mais,
só assistindo absorto,
o alegre entrar no céu
da doce Irene de Manuel Bandeira.

O AMAR É AMOR, O AMOR É VIVER

Dentro do tempo,
no meio de espaços,
aqui e algures, vejo-me sempre ao teu lado.

Pertinho de ti
não sinto tristeza,
só vejo beleza
que me dá alegria.

Ao teu lado
e sentindo perfumes,
o mundo é melhor.
Ao teu lado,
a vida é mais doce,
a paz, mais serena,
mil facetas de luz.

Juntos, minha querida,
bem juntinhos,
sem temores, sem rancores,
somos dono do mundo,
vivemos a sonhar.
Somente contigo
é que o sonho tem cor,
o amar é amor,
o amor é viver!

O HORIZONTE DEIXA SAUDADES

Teu charme é existência muita,
Olhar de pura esmeralda,
sorrisos de plena alegria,
verde alegria,
insinuante, encantadora.
És cada vez mais linda!
Tua beleza desfila manhãs
em cintilantes majestades,
sedução, magia,
mágica sedução.

Em tua presença,
tempo é não-tempo,
voo e sonho, encantamento.
As horas passam depressa,
saltitantes, lúcidas, lúdicas,
ligeiras, ligeiras,
brisa em vento de mar,
ou em montanhas de Minas.

Dizendo que a vida ilumina,
tua inteligência vibra e voa
com entusiasmo paira-pairando,
em desfiles de pura poesia.
Por onde passas, por onde vives,
com teus olhos tão verdes,
o horizonte deixa saudades
em definitivas lembranças.
Cada manhã é tempo de ser feliz,
eternidade de ti, eterno tempo.

O TEU OLHAR

Admiro a alegria do teu olhar,
o teu sorriso é como esmeralda formosa,
força imensa sobre minh'alma,
encantamento que a vida não me oferecerá
em momento algum,
embora eu tenha sido sempre feliz.

Admiro você, admiro sim:
a meiguice, a ternura,
o encantamento lindo,
gostoso e em sabor de mel
que faz do mundo lugar
de felicidade intensa.

Nunca me esquecerei de tudo
de bom que você tem.
Isso jamais acontecerá,
você é mais que uma vida!
um momento de sua presença
é tudo. tem a pulsação do amor,
um amor simples,
muito simples,
mas eterno.
Eternamente em meu coração!

NO TEU VIVER

O teu encanto
é um momento lindo
da criação
que minha existência tem.
O teu encanto
é sabedoria
do bem-viver.

O teu encanto
inspira paz
e feliz ternura.
O teu encanto
me faz um bem,
um grande bem
de estar no mundo
e no teu viver!

SONHOS DESPERTAM A ESPERANÇA

Se acreditamos nos sonhos,
nada será por acaso.
Se, sonhadores, sonharmos,

sempre poderemos ver,
sempre poderemos ter
bom e bonito amanhã.

Sonho, mesmo que simples sonho,
é desenho de idéias nossas,
vale mais que as realidades,
vale sim...
e como vale!
Sonho é mais que magia,
é encanto e encantamento.
Sonhos iluminam caminhos
e despertam a esperança.
E que bom!

OLHAR-MAGIA

A beleza de teus olhos
eu julgo, eu analiso:
são brilhos de um céu em cor
de mil momentos.

Teu olhar tem majestade
em claro-verde
de penumbra luz,
carinho e tarde
em viagem mito
de encantamento.

Teus olhos, um esplendor,
cativam minh'alma
e o meu querer.

Teus olhos mostram,
teus olhos vibram
sonho e transcendência linda,
em direção Sul,
ou Leste-oeste,
ou ao Infinito.

Nunca vou deixar dizê-los
charme e bem-parecer,
encantamento:
a Natureza os fez,
mas o enlevo-imã,
luzir fascínio, emoção e música
só eu sei sentir.
Teus olhos,
Um espelhar divino,
uma luz crescente,
sol marcante para os meus.

Aí teu fôlego e coração:
significado de amor.
Aí, minha querida,
em guerra e viver-estímulo
reconheço te fazer feliz!

OLHOS DE ENCANTO E SEDUÇÃO

Teus olhos encantam,
teus olhos seduzem,
teus olhos falam de amor
sempre com intensa ternura
dos mais doces momentos.

Teus olhos, divino encanto,
espelham um iluminado brilho
e são esplendor de majestade.
Teus olhos, minha querida,
marcam inteligência e beleza
e faíscam os sonhos mais lindos.

Teus olhos, oh doce menina,
viajam múltiplos caminhos
e nuances esmeralda-mel.
Teus olhos, oh deliciosa doçura,
traduzem mais que mil vidas
e têm cores de Primavera!

PARA NÓS DOIS

Se eu pudesse
voltar as horas
da longa vida,
viver de novo,
eu as viveria.

E bem contente,
assim feliz
de teu carinho
e amor-ternura,
no bom destino.

Aprendi,
esses anos todos,
do muito tempo
das muitas coisas
que não sabia.

As horas vêm
com ensinamentos
e o melhor saber
para nós dois!

PIMPA

Amor de minha vida,
adorada mulher dos meus sonhos
e da minha realidade,
que encanta todos os meus dias,
toda a minha existência.

Minha doce namorada,
que tem sido o meu amor
em cada minuto do tempo.

Morena linda de olhos verdes,
mulher e musa, musa e mulher,
sempre menina-moça,
de treze anos em flor.

Diante da tua beleza,
em face do teu carinho,
não há no mundo
amor maior!

PLANÍCIE DOS SÉCULOS

Lúcidas imagens-vivência,
doce e prolongada procura,
sensações muitas,
domínio de tempo pretérito,
sensíveis e múltiplos viveres.

Em visões de um viajar saudades,
caminhos marcam fronteiras
e horizontes redesenham matizes.

Sonhando lúdicos sonhares,
haverá sempre mais sonoridades
na íngreme planície dos séculos.

Por que verificar só o agora?
Nem tudo da existência é ilusão.

SAUDADES É FRUIR LONJURAS

Da amizade, do amor...
é colorido encanto de viver-sentir,
lembranças, razão do bem-querer.

Saudade é fruir lonjuras,
Acridoce encontro, sedução, carinho.
Saudade é ser e não-ser: mil ideias,
Presença na ausência. Sim!

SEJA FELIZ

Sensações que vêm de dentro,
sensações que viajam por fora,
sempre mil sensações.
Assim é e será a existência.
Ponha as de fora para dentro,
as de dentro para fora,
porque distâncias não existem.
Sempre haverá um primeiro passo,
Sempre!

Pensando positivamente,
construa hoje um dia feliz,
faça de hoje um dia melhor.
A vida é oportunidade.
Haverá sempre uma esperança
ou dezenas de certezas...
Melhor mesmo é viver com amor,
poucos crepúsculos, o máximo de auroras.
Luz, muita luz, máximo de claridade.

Amando e perdoando,
A meta é ser feliz,
plenamente feliz!

SERENO EM TEMPO FUTURO

A floresta água desenha planícies,
e redesenha horizontes
para sonhos tranquilos
em deslumbramento-vida.
O sereno vive em tempo futuro
de enternecimento-ouro.
Ondas puras, oceano verde,
líquidas montanhas, céus,

sólidas linhas, matizes...
A claridade é muita:
o amor é eternidade,
amor puro, amor-sonho:
puro amor!

SINESTESIA-AMOR

Amor é música é amor
é calda é sumo:
infinitas cores
de sol verão.
Amor é brisa, amor é bálsamo
é fogo e ardências,
e não se vê
e mas se sente.
Amor é luz, amor é paz
de rosazul da alma gêmea.
Amor é ânsias
de luz e tez,
coração e mel
é luz e cheiro
de palavras ternas.

É trocar de hálitos,
permutar momentos.
Amor é tudo, amor é mais.
Amor é sim, amor é assim.
Matéria vida, Infinitude.

SONHO ENCANTATÓRIO

Um sonho encantatório,
um sonho,
é o que tu és,
é o que sinto em ti.
És mais que um sonho,
muito mais, muito!

És suavidade de ser,
tardes de clara alegria,
luz de belas manhãs,
certeza de vida.

És muito, és mais:
tudo de doce realidade,
tudo de bons momentos!

SONHO TERNO E ETERNO

O sonho não deve acabar,
não deve!
Que seja bom e eterno,
sempre presente,
sempre!
Lindo,
expressivo
como o olhar da mulher linda.
Sonho alegre e colorido
muito mais do que feliz!
Tão belo
tão terno
como o sorriso que encanta
os mais belos momentos
do meu viver!

SONHOS DE SONHOS

Passo a passo,
passam os passos
de sonhos bem sonhados
em múltiplas sinergias.

Alma com sol e lua,
estrelas incontadas,
terra e céu,
saudades.
Aqui encanta o canto
com mil matizes.
A sensibilidade vive e vibra
por luminosas dimensões.
O bem-querer cavalga
em cintilantes brisas
de vento-luz.
Felicidade sim.
É acordado o amanhecer:
agora ilumina a sedução
e poetiza vívidas vidas,
vidas revividas.
Múltiplas vidas.

SORRISOS

Teu charme é luz
que seduz
em sorrisos de plena alegria.
Tua beleza desfila a clara manhã
de cintilantes majestades.
E as horas passam depressa,
tão ligeiras, tão saltitantes,
um suave vento do mar.
Dizendo que vida encanta,
tua inteligência vibra e voa,
pairando em desfiles
de pura poesia.
Por onde passas, por onde vives
o horizonte deixará saudades
e lembranças definitivas.
Cada manhã é tempo de ser feliz.

TERNURA E VIBRAÇÃO

Tua beleza,
o teu saber,
o encanto da tua alegria,
A meiguice e a suavidade dos gestos,
O brilho do teu olhar,
Tua voz doce e gostosa,
A riqueza de tuas palavras,
Tudo em ti, minha querida,
É motivo de muito amor,
Um inesquecível realizar de sonhos.

Um minuto de tua presença
Vale um milhão de séculos.
Tua luz ilumina um infinito inteiro.
É ternura,
É intensa vibração
para um renascer de felicidade.

TUA BELEZA É FLOR E FRUTO

Tua beleza encanta a vida,
porque tem um lindo colorido
e ilumina felicidade.

Tua beleza é tão clara
e tão envolvente,
é de tanto entusiasmo,
que ao fazer desenhos de alegria,
torna possível meus sonhos.

Tua beleza, linda menina,
cria e recria, veste e reveste de cores,
é tempo de muitos instantes.

Tua beleza, linda menina,
é cadinho em reluzir de ouro,
flor e fruto de muitos sorrisos,
beleza de pura realização,
luz de um lindo viver!

TEU ENCANTO

O teu encanto
é um momento lindo
da criação
e que minha existência tem.

O teu encanto
é sabedoria
do bem-viver.

O teu encanto
inspira paz
e feliz ternura.

O teu encanto
me faz um bem
um grande bem
de estar no mundo
e no teu viver.

TEU OLHAR

Nos teus olhos
e no teu olhar
vejo amor e brilho,
felicidade calma,
e luz intensa
de um viver lindo!

O teu olhar
tem um encanto
que me seduz,
me faz feliz
me dá a paz!
O teu olhar
me põe em guerra
comigo mesmo.

Teu olhar
me dá o gosto,
ao mesmo tempo,
de ventura e alegria,
sensação gostosa
de sempre amar!
Oh! como é lindo,
maravilhoso,
o teu olhar!

TEUS LINDOS OLHOS

Teus lindos olhos,
vívidos e esplendentes,
espelham um íntimo
de majestade.
Encantam minha alegria
nos limites do ser feliz.
És valioso momento
da minha trajetória
mais que infinita.
Tens mel de mil sentidos
alma e corpo.

És Terra e Céu,
graça e talento
minutos que valem séculos.
Jovem é a eternidade
do teu charme,
Oh! doce e gostosa sedução.

TEUS OLHOS

A calma sincera dos teus olhos,
um meio sorriso,
a alegria contida,
meiguice que cheira ternura,
tudo isso e muito mais
fazem de mim
sonho e mistério,
universo de ilusões
e muitas certezas.

Tuas qualidades tantas,
suaves e tão bonitas,
emocionam minh'alma,
felicidade brotando
em perfume de flor.

Teus olhos me deixam feliz
realmente feliz!

TEUS OLHOS CATIVAM MINH'ALMA

Na direção Sul
ou ao infinito,
teus olhos vibram
em transcendência linda.

Sonhos de muito brilho,
teu olhar tem charme
e encantamento.

Com emoção e luz,
teu olhar é enlevo-imã,
luzir fascínio,
espelhar divino.
Teus olhos cativam minh'alma
e o infinito do meu querer.

UM ENCANTO EXISTE

Um encanto existe,
estado d’alma de doce enlevo,
um quê de alegria verdadeira,
algo que me diz do bom-viver,
visão de eterna busca:
pequenas coisas, simplicidade,
procura ansiosa e constante.
Sinto, entendo, sinto
que o grande presente da vida
é dádiva de multisséculos,
em gerações sem fim.

O ser feliz é estar amando
e ser amado,
de tempo em tempo,
ou em todo o tempo,
não só do agora.

UM ENCANTO QUE ME SEDUZ

Nos teus olhos
e no teu olhar
vejo amor e brilho,
felicidade calma
e luz intensa
de um viver lindo!

O teu olhar
tem um encanto
que me seduz,
me faz feliz,
me dá a paz!

O teu olhar
me põe em guerra
comigo mesmo.

Teu olhar
me dá um sabor,
de ventura e alegria,
sensação gostosa
de sempre amar!
Oh! como é lindo,
maravilhoso,
o teu olhar !

UM GRANDE AMOR

Como é bom sonhar sonhos lindos,
nas horas de boas lembranças,
no tempo de ser feliz,
em momentos de alegria,
quando nem mesmo a saudade
pode indicar separação!
Como é bom te ver,
como é bom te amar e sentir
que a distância não existe!
bom é o amor
que nos faz tão próximos,
que nos faz tão juntos,
e te faz tão minha!
Como é grato o amor
que põe minha vida na tua
em dimensão de encanto!
Boa é a ternura,
a sensação de carinho
de dois seres
vivamente enamorados!
Para um grande amor,
não há fronteiras,
não há limites
no ontem, no hoje, no agora
de toda a eternidade!

VIBRAÇÃO DE ENCANTO

Eternamente linda,
doce e deliciosa,
és vibração de encanto,
tudo que a vida me oferece.

Cetim em pele de pêssego,
tens encanto e majestade,
ao receber e no doar:
carinho dócil, ternura
que a vida sempre oferece
em eterno presente.

És deliciosa pureza
e suave desejo,
fruta bem madurinha,
flor de muitos perfumes:
um encanto de mulher.

Jovem musa,
sempre jovem mulher,
sonho dos muitos sonhos!

VIDA EM PLENITUDE

Tua alegria incontida,
é serena, linda, livre,
constantemente assim
do ontem ao amanhã.

Nossa felicidade tem cor,
é luz de múltiplos matizes.
Pode durar segundos
ou infindáveis séculos,
mas é felicidade
com um bom sentido de amor.

Amando o nosso amor,
nosso encantamento encanta,
a vida alcança plenitude.
Nosso estar-juntos acorda
e respira multidão de cores
com vislumbre de eternidade:
dois ou mil momentos.

Agradável dom de viver,
Maravilhosa significação de amar!

VIVER NUM PARAÍSO

É no silêncio do silêncio
que, de mansinho,
chega a saudade,
dor suave e gostosa
do muito sentir de longe.

Uma saudade, linda menina,
é tão leve, tão doce, tão colorida
que vale por uma brisa de outono
ou por noites com sonhos de amor.

Sentir saudades é mais,
muito mais do que um comum sentir.
É viver num paraíso!

FICO CONTENTE CONTIGO

Se eu pudesse
voltar as horas
da longa vida,
viver de novo,
eu as viveria.

E bem contente,
assim feliz
de teu carinho
e amor-ternura.
no bom destino.
Aprendi
esses anos todos
do muito tempo
das muitas coisas
que não sabia.
As horas vêm
de ensinamentos
e melhor saber
para nós dois.
Sonha comigo,
morena linda,
um bom viver
o meu amor,
o nosso amor.
Ontem, hoje,
ainda sempre !

VOCÊ, MINHA QUERIDA

Amada da minha vida,
minha querida,
perto de você,
não sinto tristeza,
só vejo beleza
que me dá alegria.

Ao teu lado,
sob o teu perfume,
o mundo é melhor,
a vida, mais doce,
a paz, mais serena,
a luz tem mais brilho,
o amor, bem maior.

Juntos, minha querida,
sem temores,
sem rancores,
sou dono do mundo,
vivo a sonhar.

E é só com você
que o sonho tem cor,
o amar é amor,
o amor é viver!

POSFÁCIO

A POESIA DE WANDERLINO

Opoeta é um ser perplexo, um questionador, um ser inquieto que usa as palavras com total imprevisibilidade, atribuindo-lhes infinitas possibilidades de forma, de escuta, de significado; expandindo, com criatividade, sua paleta de cores. Acredito que a intenção primeira do poeta Wanderlino Arruda é mesmo a de provocar emoções, despertar sentimentos diversos, sensibilizar-nos. Na verdade, não cabe a mim, tampouco ao leitor, analisar os poemas, cabe a nós senti-los em toda a sua extensão, em toda sua essência. Seus versos, livres das peias da métrica e da rima, são soberbamente melódicos, sonoros, envolventes.

O poeta pinta poesia com as pinceladas alegres, joviais e sugestivas de seu viver apaixonado. Wanderlino nos oferece um primoroso banquete, onde nos deliciamos com o sabor predominantemente lírico dos seus versos. Neste banquete, a principal iguaria servida é o amor. Amor a Deus sobre todas as coisas, amor à vida, à natureza, às pessoas, a lugares. . . Amor a Olímpia Arruda, sua musa inspiradora, sua esposa, mãe de seus filhos, avó de seus netos, bisavó da sua bisneta americana, Clara Star, e dos bisnetos Luca Moon e Alex. Olímpia, a deusa morena, dona dos mais belos e verdejantes olhos. Em sua homenagem é a maioria de seus poemas. Magnetizado pelo “olhar de pura esmeralda” é que o vate canta: “Teus lindos olhos, vívidos e esplendentes, espelham um íntimo de majestade.” Em sua lírica, plena de intertextualidade, o poeta dialoga com os Cânticos de Salomão, e nos envolve com belezuras múltiplas: “Explodindo meu amor, se não o sabes, oh mais formosa das mulheres, oh mais linda e minha: é entre o translúcido do mais puro mel, que apascentas os cabritos, até os limites da tenda deste teu alegre pastor.’’

Wanderlino Arruda, como um ser espiritualizado, homem de muita fé, certeza de Deus, a Ele entoa os mais sinceros louvores. “Senhor, em todo o tempo, o louvor estará em meus lábios. Procurarei a paz, buscá-la-ei empenhado por alcançá-la.” (. . . .) “Certificando-me sempre, alegrando o coração, exultando de espírito, meu corpo repousará, entoando-te hinos. Entregarei o meu caminhar, salmodiando e cantando louvores.”

Wanderlino Arruda é poeta por inteiro, sem cheiro passadista, um domador de palavras no seu próprio tempo... Sua tessitura poética é impregnada de jovialidade, fluida, de bom perfume. É saborosa. É saborosa como: “Chupar manga rosa no pé Comer pêssego maduro e... sonhar acordado.” A poesia de Wanderlino, em síntese, é o reflexo de si mesmo, de suas vivências. Agradará aos ouvidos e ao coração das pessoas sensíveis, que pensam, que sentem com a alma, e que amam o belo e o bom. Sua obra poética é pura sinestesia. Tem gosto de nuvem, aroma de amor, verdadeira ambrosia. Como flecha de cupido, acerta em cheio o nosso coração.

Amor-poesia ou poesia-amor, eis o que sempre será encontrado nas linhas de seus poemas.

Dóris Araújo

Academia Montes-clarense de Letras - Academia Feminina de Letras de Montes Claros - Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco – Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros


SOBRE O AUTOR

WANDERLINO ARRUDA, mineiro de São João do Paraíso, nascido em 3 de setembro de 1934, tem cursos de Contabilidade, Letras e Direito, pós-graduação em Linguística, Semântica e Literatura Brasileira, especialização em Comunicação Social, Metodologia de Ensino Superior, Liderança e Relações Humanas, Sociologia e Política.

Educador na Universidade Corporativa Banco do Brasil, professor aposentado da UNIMONTES, fundador e primeiro presidente de duas instituições montes-clarenses: Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas. Consultor da Fundação Rotária Brasileira, membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (Belo Horizonte), da Academia de Letras dos Funcionários do Banco do Brasil (Rio de Janeiro), da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco e da Comissão Interpaíses Brasil, Portugal e Países deLíngua Oficial Portuguesa (São Paulo). Membro da Universala. Esperanto Asocio (Holanda), Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Palestrante em encontros literários, linguísticos, religiosos e maçônicos e em conferências regionais, seminários, fóruns e institutos nacionais dos Rotary. Jornalista, pintor, cronista e poeta, publicou Tempos de Montes Claros, Jornal de Domingo, O dia em que Chiquinho sumiu, Feeling-Poems, Emoções, Short Stories, Emociones, Construtores de Montes Claros, Prefácios e Comentários, Elogio das Letras (em parceria com o escritor Dário Teixeira Cotrim), Efemérides (História dos 50 anos da Academia Montes-clarense de Letras), Vivências, História e Didática d’O Livro dos Espíritos, Rotary Club de Montes Claros-Norte - 50 anos, Montes-claridades, Vivendo e Aprendendo e os e-books Poemas de Puro Amor, Vida e Poesia e Poemas e Crônicas. Prêmio nacional de pintura, participa de várias antologias literárias, regionais e nacionais. Tem vários blogs e é webmaster de vários sites regionais e nacionais.

Em Montes Claros, foi presidente do Diretório dos Estudantes, do Sindicato dos Bancários, da Câmara Municipal, do Esperanto-Klubo, da Fraternidade Espírita Canacy, da Aliança Municipal Espírita, da Feira Livre de Artes, da Academia Montes-clarense de Letras e da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas. Foi membro fundador da Faculdade de Direito, membro do Conselho Editorial da Unimontes, Diretor Cultural do Automóvel Clube, Vice-presidente da Câmara de Comércio Luso-brasileira em Minas erais, Delegado do Grau 33 da Maçonaria, Secretário de Cultura e diretor do Patrimônio Histórico.

Participações: Convenções Internacionais dos Elos da Comunidade Lusíada, Lisboa, Teresópolis e Belo Horizonte; Congressos Internacionais de Esperanto e Espiritismo, Brasília; Assembleias do Rotary International 1994 e 2000 (Team Leader), Anaheim, USA; Convenção Pan-Americana, Rio de Janeiro; Congresso Internacional do Rotary/Nações Unidas e Convenção Internacional do Rotary, Buenos Aires; Festival del Proyecto Cultural Sur de Escritores y Artistas, Havana; Conferência Latino-Americana do Crescimento Populacional e do Desenvolvimento (Coord. de Equipes), Brasília; Congresso Internacional de Empresários Brasil-Portugal, Belo Horizonte; Conselho Internacional de Legislação 2001 e Institutos Internacionais da Fundação Rotária, de 2004 e 2005, Chicago. Coorganizador do Pets Multidistrital do Rotary, Brasília- DF.

Homenagens: Personalidade do Século - Jornal Hoje em Dia/Theodomiro Paulino (2000), e Personalidade do Sesquicentenário de Montes Claros (2007). Medalhas João Pinheiro e Israel Pinheiro, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Medalha Mathias Cardoso, do Governo de Minas. Presidente de Honra da Academia Montes-clarense de Letras e do Instituto Histórico Cultural dos Policiais Civis do Norte de Minas. Cidadão Benemérito de Montes Claros.

Casado com a artista plástica Olímpia Rego Arruda, o casal tem sete filhos: João Wlader (RC Montes Claros-São Luiz, RC New York-Oceanside e Tulsa-Sunrise), José Danilo (RC Belo HorizonteSerra), Denilson, Wladênia, Wanderlino Filho (RC Montes Claros - União,Manaus-Adrianópolis), Rízzia (Intercambista, Ohio, USA) e Gracielle (RC Montes Claros-Sudeste); netos: Mayra, Lívia, Fernanda, Pedro, Natália, Heitor, Gabriela, Roberto, Lucas, Andrew, Pedro e Marcelo; Três bisnetos: Clara Star, Luca Moon e Alex.

 

CURRÍCULO ROTÁRIO

Ao todo, 68 anos no Rotary. Convidado permanente em 1954, como jornalista, para frequentar todas as reuniões do Rotary Clube de Montes Claros. Sócio fundador do Rotary Clube de Montes Claros-Norte em 1969. Sócio Honorário de R. Clubes de Belo Horizonte e do Norte de Minas. Governador 94/95 do Distrito 4760 do Rotary International, Formador de governadores Brasil-Portugal (2000), em Anaheim, USA, Coordenador da Força Tarefa de Serviços à Comunidade Mundial do RI (2001), Protocolo-assistente na Convenção Internacional do RI na Argentina (2000), Training Leader nos Institutos Rotários do Brasil, de Recife, São Paulo, Foz do Iguaçu, Aracaju e Florianópolis, Coordenador 2004-05 da Fundação Rotária (Brasil), Representante do Presidente do Rotary International nas Conferências de Blumenau, Salvador, Goiânia, Feira de Santana, Salto (Uruguai), Concórdia e Salta (Argentina). Instrutor Distrital nos anos rotários de 1998, 1999, 2000, 2001, 2010, 2016 e 2017. Coordenador no Pets Multidistrital do Rotary, Brasília- DF. Palestrante em dezenas de Conferências Distritais no Brasil, na Argentina e no Uruguai. Fundador de vinte e seis Rotary Clubes.

Participações: Assembleias do Rotary International 1994 e 2000 (Team Leader), Los Angeles; Convenção Pan-Americana, Rio de Janeiro; Congresso Internacional do Rotary/Nações Unidas e Convenção Internacional do Rotary, Buenos Aires; Conferência Latino-Americana do Crescimento Populacional e do Desenvolvimento (Coord. de Equipes), Brasília-DF; Congresso Internacional de Empresários Brasil-Portugal, Belo Horizonte; Conselho Internacional de Legislação 2001 e Institutos Internacionais da Fundação Rotária 2004 e 2005, Chicago, USA.

Destaques: Academia Rotária; Reconhecimento Presidencial, Troféu Internacional Paulo Viriato (Maior fundador de Rotary Clubes), Companheiro Paul Harris (duas safiras), Benfeitor da Fundação Rotária, Comitê Distrital Presidente Frank Devlyn, Coordenador Regional da Fundação Rotária (Brasil), Prêmio Fundação Rotária por Serviços Meritórios, Prêmio Fundação Rotária por Serviços Eminentes (*), Consultor da ABTRF, Autor do livro “50 Anos do RC-Claros-Norte.”

(*) Em 2022, apenas 38 prêmios em todo o mundo rotário. Dois para o Brasil: Feira de Santana-BA e Montes Claros-MG


Este livro foi impresso em Montes Claros-MG, no ano de 2023. Miolo com fonte Rubik, corpo 13; título fonte Fashion Stamp, corpo 13; papel Ap 75 g. e capa em papel triplex 250 g
 

DIRETORIA DO INSTITUTO HISTÓRICO E
GEOGRÁFICO DE MONTES CLAROS